Topo

Curso de Especialização em Planejamento e Gestão do transporte e da Mobilidade Urbana

Apresentação

Sabidamente, o setor de transporte constitui um dos principais elementos para o desenvolvimento econômico, assegurando produtividade e competitividade das regiões econômicas, assim como a inserção de regiões fronteiriças no processo econômico nacional. Atualmente, o estado crítico das infraestruturas de transporte já é reconhecido como um fator que contribui para deprimir o crescimento econômico, enquanto seu desenvolvimento poderia alavancar a aceleração do mesmo crescimento. Ao mesmo tempo, o setor de transporte tem impactos severos sobre o meio ambiente, além de demandar recursos naturais em quantidade crítica para a balança de pagamentos. Além disso, a mobilidade das pessoas é um fator determinante para sua qualidade de vida.

Nesse contexto, a construção de capital intelectual para o setor de transporte resultaria uma demanda natural para qualquer economia dinâmica; mas a atual situação nacional, e especificamente regional, desse capital reforça mais ainda a urgência do investimento na formação de recursos humanos para o setor.

Os profissionais requeridos devem gerenciar, com a devida competência profissional e conhecimento técnico e científico consolidado, os diversos problemas do setor transportes. Esses problemas vão desde o planejamento estratégico das prioridades de investimento, da gestão de órgãos públicos e de empresas privadas, à regulação, operação e controle das infraestruturas e serviços em diversos modos de transporte, principalmente no ambiente urbano.

Assim, com base na experiência e nos quadros disponíveis na Universidade Federal de Goiás, a presente proposta visa criar e implantar um Curso de Especialização em Planejamento e Gestão do Transporte e da Mobilidade Urbana (PG-MOB), com o objetivo de qualificar profissionais dos setores público, privado e do terceiro setor voltado a soluções de problemas relativos ao transporte e mobilidade urbana.